Por que existem três crepúsculos? A ciência responde! 

Por que existem três crepúsculos? A ciência responde! 

Se você é daquelas pessoas que reclamam por sair suando do banho em dias de verão, pode querer dar uma olhada no clima de outros planetas que orbitam ao redor do Sol.  

Se desejar, leia a matéria completa na íntegra!  

O crepúsculo acontece no momento de transição entre o dia e a noite, mas ele não ocorre apenas de uma forma.  Existem três fases diferentes do crepúsculo, cada uma delas com características distintas entre si.

Ele ocorre durante o amanhecer e no final da tarde, quando o Sol está a menos de 6 graus abaixo do horizonte em ambos os períodos. A iluminação do fenômeno é capaz de iluminar a região de forma abrangente. 

Crepúsculo Civil

O crepúsculo náutico tem costume de acontecer quando o Sol está entre 6 e 12 graus abaixo do horizonte. O termo 'náutico' é usado por que os marinheiros faziam leituras e se localizavam por meio de estrelas.  

Crepúsculo Náutico 

O crepúsculo astronômico acontece quando o centro geométrico do Sol está aproximadamente entre 12 graus e 18 graus abaixo do horizonte. O céu se torna tão pouco iluminado que apenas fontes de luz de estrelas e planetas podem ser observadas a olho nu 

Crepúsculo Astronômico 

Texto: Carol Saldanha Design: Bianca Zancanaro Edição: Mateus Mognon

Gostou?

Então, continue de olho no caderno de Ciência no TecMundo!