A malha fina é acionada quando a Receita Federal identifica divergências, omissões ou erros na declaração de imposto de renda que podem indicar possíveis fraudes. Confira!
Caso haja mudanças nas informações pessoais é necessário atualizar esses dados na sua declaração anual. Discrepâncias nesses detalhes podem levantar suspeitas aos olhos do sistema.
Deixar de declarar determinadas fontes de renda, sejam salários, aluguéis ou ganhos com investimentos, também pode atrair a atenção da Receita.
Certifique-se de que todas as suas despesas sejam justificáveis e respaldadas por documentação comprobatória, como nota fiscal original, informe de rendimentos bancários, venda de imóveis e veículos.
Utilize o portal e-CAC para acessar o extrato da sua declaração. Lá, será possível identificar o motivo pelo qual você caiu na malha fina.
Se houver erros ou omissões, é possível retificar a declaração antes mesmo de ser notificado pela Receita, desde que não seja alterado o modelo de tributação, simples para completa e vice-versa.
Caso seja solicitado pela Receita, esteja preparado para apresentar documentos que comprovem as informações declaradas. Ter toda a documentação organizada agiliza esse processo.
Texto: Carol Saldanha Design: Bianca Zancanaro Edição: Mateus Mognon
Então, continue de olho no TecMundo!