A série Black Mirror já assustou muita gente em suas seis temporadas misturando tecnologia e horror. Mas você sabia que alguns temas da produção já viraram realidade?
Vamos começar com um carinha que já é famoso: o cão-robô do episódio Metalhead. Empresas como a Boston Dynamics já estão criando tecnologia bem parecidos com o dog robótico ameaçador de Black Mirror.
A boa notícia é que os modelos reais são mais dóceis e tem usos voltados para a indústria. Porém, já teve gente tentando usá-los para a guerra, como essa versão aqui com uma metralhadora acoplada.
Os implantes cerebrais que vemos em diversos episódios de Black Mirror também estão cada vez mais próximos de virar realidade.
E um dos “culpados” para isso é Elon Musk. O bilionário está investindo pesado na Neuralink, sua empresa que desenvolve chips pra cabeça. E ah, a companhia já está começando a fazer testes com humanos.
Outro tópico bem delicado que já foi abordado em Black Mirror é a habilidade de conversar com os mortos, no episódio Be Right Back.
Esse é um tema que teve grandes avanços recentemente graças ao poder da inteligência artificial generativa. Utilizando soluções ao estilo do ChatGPT, empresas especializadas já estão criando chats que permitem “conversar” com pessoas falecidas, ou pelo menos uma versão digital delas.
E se você é fã do episódio San Junipero e pensou em fazer o upload da sua mente para um PC, saiba que isso ainda não é possível. No entanto…
Algumas empresas e bilionários já estão investindo em formas de “subir” a mente para um servidor com o objetivo de viver eternamente. Um desses caras se chama Dmitry Itskov, um bilionário russo que investe há mais de uma década em pesquisas sobre “upload mental”. Mas até o momento, nada concreto foi anunciado.
Design: Bianca Zancanaro Edição: Mateus Mognon
E aí, qual tecnologia de Black Mirror mais te assustou até hoje? Comente lá no TikTok do Minha Série