O direito à segurança digital é uma preocupação cada vez maior no mundo todo. E, com as mudanças nas tecnologias, surgem novas leis e regulamentações para assegurar a proteção dos usuários.

+

Conheça as leis que tratam de segurança digital no Brasil

Hoje existem muitos riscos na internet que podem prejudicar os usuários, especialmente os que estão mais vulneráveis neste ambiente, como golpes, invasão de privacidade, fraudes e vários outros. Confira quais são as leis já aprovadas que protegem os usuários na web.

+

Por que isso é importante?

Aprovado em 2014, é considerado a “constituição da internet” brasileira e estabelece regras e princípios sobre o uso da internet no país. Dentre os temas abordados na legislação estão o direito à privacidade, a proteção de dados, a neutralidade de rede, a obrigatoriedade dos registros dos dados de provedores e o acesso à informação.

+

Marco Civil da Internet

Foi criada em 2012 após o caso de invasão do celular da atriz. Tem como objetivo proteger as vítimas de crimes cibernéticos, estabelecendo novos crimes e penas para quem os executa.

+

Lei Carolina Dieckmann

Aprovada em 2018, a LGPD busca proteger os dados dos cidadãos e estabelece regras para a coleta, tratamento e armazenamento dessas informações pelas empresas.

+

Lei Geral de Proteção de Dados

Foi aprovada em 2018 e ganha o nome da professora e ativista Lola Aronovich, que foi vítima de inúmeros ataques virtuais. Esta lei estabelece que a Polícia Federal fique encarregada da investigação de crimes cibernéticos de misoginia.

+

Lei Lola

Para manter a sua proteção durante a navegação na internet, o antivírus da Avast é seu maior aliado. É gratuito e fácil de instalar.

+